Os desafios de ser um pequeno empregador nos dias de hoje – parte II


Nesta série de posts sobre estratégia e planejamento, estamos falando sobre os desafios que o pequeno empresário enfrenta na administração de seus empregados e trazemos dicas para a ajudar a superá-los.


No primeiro post abordamos a conformidade com as leis trabalhistas e dicas de como mitigar seus riscos. Hoje o assunto é atração, retenção e cultura. Vamos lá?




É difícil para um pequeno negócio ser um bom lugar para as pessoas trabalhar

Será que é mesmo ou essa observação é uma crença que precisa ser contestada?


Muitos empresários acreditam que melhorar o ambiente de trabalho e se tornar um bom lugar para trabalhar implica em gastos ou investimentos que não têm capacidade de realizar, mas não precisa ser assim. A maioria das mudanças necessárias envolverão apenas mudança de atitude.


O que você pode fazer para tornar sua empresa um ótimo lugar para as pessoas trabalharem?


Contratação e retenção

As empresas enfrentam continuamente desafios para encontrar e manter talentos adequados à sua cultura.


Longe vão os dias em que alguém fez uma carreira inteira com um empregador. De fato, os funcionários mais jovens tendem a ingressar em novas organizações, ansiosos por desenvolver habilidades rapidamente e, em seguida, buscar novas oportunidades.

Isso cria um problema para os empregadores, porque custa muito dinheiro e tempo encontrar pessoas talentosas.


Para contratar e reter o talento que você deseja, sua empresa deve criar uma excelente proposta de valor para os funcionários. Para criar a sua, comece identificando claramente as coisas em sua empresa que incentivarão os principais talentos a entrar e permanecer, incluindo:


  • Benefícios

  • Remuneração

  • Oportunidades de crescimento

  • Flexibilidade de trabalho

  • Ambiente de trabalho

Depois de identificar o que faz da sua empresa um ótimo lugar para trabalhar, escreva e compartilhe sua proposta de valor com funcionários em potencial, integrando-a a seus anúncios de emprego e outros materiais de recrutamento.


Escreva e compartilhe sua proposta de valor com funcionários em potencial.


Cultura da sua empresa

O tema principal da proposta de valor para o funcionário deve ser que sua empresa tenha uma boa cultura. Uma cultura saudável - que faz o talento querer se juntar e permanecer - exige planejamento e trabalho.


As organizações que permitem que sua cultura se desenvolva sem planejamento correm o risco de perder o controle. Seus funcionários podem estabelecer uma ótima cultura, ou não. Essa cultura pode estar alinhada com os objetivos organizacionais ou não.


A abordagem mais eficaz é a liderança gerir a cultura de cima para baixo. Isso significa comunicar de forma clara e consistente a missão, a visão e os valores da sua organização ao seu pessoal e promover ações de alinhamento permanentemente.


Isso pode parecer simples, mas às vezes pode ser difícil, especialmente quando:

  • Você tem funcionários remotos

  • Sua empresa está contratando rapidamente novas pessoas

  • Sua empresa está passando por uma fusão ou aquisição

  • Sua empresa está passando por algum tipo de grande mudança seja interna ou externa

Nessas situações, é imprescindível o alinhamento em torno de uma mesma cultura. Para conseguir isso, considere:

  • Como você comunica sua cultura aos trabalhadores em locais distantes?

  • Você está garantindo que novas contratações sejam adequadas para sua cultura (fit cultura)?

  • Em uma fusão, como sua missão, visão e valores evoluirão para refletir as duas identidades de cada empresa?

  • Como manter o alinhamento do pessoal em torno de uma cultura que apoie a empresa a enfrentas e superar desafios e aproveitar oportunidades?

Navegar nesses desafios de negócios requer trabalho e um compromisso de longo prazo. O esforço vale a pena, porque cria uma cultura que mantém os funcionários envolvidos.


Um bom engajamento leva a um bom moral, que é uma marca registrada de uma grande cultura. Isso pode aumentar a probabilidade de seu pessoal ficar. No entanto, o engajamento não é o único elemento cultural que pode aumentar a retenção. Às vezes, a sua empresa pode ter alguma característica ou necessidade específica. Mas como você avalia os pontos fortes e fracos da cultura do seu negócio? Como você identifica as suas especificidades?


Um bom ponto de partida é ter conversas significativas com funcionários chaves, aqueles mais engajados, para descobrir:

  • Por que eles permanecem na empresa?

  • O que sua empresa está fazendo de bom ou de não tão bom na perspectiva do funcionário?

  • Existem lacunas que você pode fechar para melhorar a experiência do funcionário?

Uma cultura forte ajuda as empresas a dominar outro importante desafio comercial: o relacionamento com o cliente.

Relações com o consumidor

O gerenciamento de relacionamento com o cliente evoluiu de "o cliente está sempre certo" para "o cliente está sempre certo e online".


Qualquer ponto de contato pode se tornar objeto de uma publicação nas mídias sociais, para melhor ou para pior. E os clientes estão mais dispostos do que nunca a expor seus descontentamentos em todos os lugares depois de uma única experiência negativa com uma organização.


Um bom relacionamento com o cliente decorre da cultura da empresa, porque os funcionários engajados e alinhados à cultura adequada representam bem a empresa. Quando os funcionários são apaixonados pelo trabalho e sentem que isso faz a diferença, todo ponto de contato que eles têm com os clientes reflete os valores da empresa.


A longo prazo, uma cultura positiva e otimista não apenas deixa os funcionários felizes, mas também os clientes.


E clientes mais felizes impactam positivamente os resultados.



Trabalhar a cultura de forma consciente, estruturada e planejada traz enormes benefícios e resultados para pequenas e grandes organizações, como mencionamos acima, mas não é fácil e tão pouco simples fazer isso por conta própria. Obter ajuda de uma empresa especializada em gestão de cultura em pequenos negócios traz vantagens como o desenho de soluções que atendam às suas necessidades e realidade, inclusive de custos, e a garantia de sucesso, visto que especialista conduzirão este tipo de projeto.


Gostou do artigo de hoje? Gostaria de conhecer mais sobre nosso serviço em gestão de cultura em pequenos negócios? Então não deixe de entrar em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Teremos um imenso prazer em atendê-lo!

Socialize-se Conosco

 

omniadesenvolvimento@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Compartilhe ideias

Assine nosso newsletller Mundo Gestão e atualize-se sobre gestão de pessoas e estratégia organizacional.

© 2014 por Omnia Desenvolvimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

Algumas imagens e vetores devem ser creditados a Freepik.com

Ribeirão Preto

 

Rua Arnaldo Victaliano, 302, sala 22

Jardim Palama Travassos

14091-220 - Ribeirão Preto/SP

 

        (16) 99154-1837  |  (16) 3235-6264