top of page

Dicas poderosas para você liderar sua equipe em momentos de mudança

Atualizado: 20 de jul. de 2020


Mudar nem sempre é uma tarefa fácil. Agora, ter que conduzir pessoas através de momentos de mudança, garantindo que sejam capazes de fazer a transição para o futuro desejado com sucesso, aumenta bem o grau de dificuldade e complexidade de qualquer tarefa, vamos combinar! Você precisará ter uma boa caixinha de superpoderes, garanto.

O fato é que, nos dias atuais, todo gestor se depara com situações de mudança constantemente - sejam nas mais simples, como a inserção de pequenas melhorias em processos já existentes ou nas mais impactantes como alterar a forma de comercialização de um negócio ou informatizar uma linha de produção, pessoas sempre estarão envolvidas, serão impactadas de alguma maneira e, em última instância, serão elas que farão a mudança acontecer. E você deverá conduzi-las, da melhor forma possível, durante todo o processo.


Então, vamos encher a caixinha de superpoderes para tornar a sua jornada mais fácil? Veja abaixo as dicas poderosas que preparamos para você.


 

O que você pode fazer para ajudar seu pessoal a internalizar e se apropriar das mudanças que sua empresa está propondo?


O FRAMEWORK abaixo, Liderando Pessoas em Processos de Mudança, é um material que utilizamos com nossos cliente, em projetos de gestão de mudança ou em outras adequações que tragam impactos a seus empregados. Ele é especialmente importante para orientar gestores, facilitando o entendimento sobre as ações críticas para engajar pessoas aos novos objetivos organizacionais.



Detalhando o FRAMEWORK:


COMUNIQUE

As pessoas precisam entender o quadro todo primeiro, para então decidirem fazer parte do que irá acontecer. Sem esse entendimento, é muito difícil obter aceitação e compromisso.

Sua comunicação deve deixar claro não apenas o que está mudando, mas também por que a mudança precisa ocorrer. Líderes que explicam o propósito da mudança e o conecta aos valores da empresa ou esclarecem os benefícios de mudar, criam forte desejo de participação e senso de urgência para a mudança. Todos terão desejo de fazer parte da jornada.


MODELE

Conhece aquele ditado, “Um exemplo vale mais do que mil palavras”? Se no dia-a-dia isso é real e importante, imagine em um processo de mudança.

É comprovado cientificamente que os seres humanos espelham e absorvem os comportamentos uns dos outros. Por isso o exemplo é tão importante. As pessoas não mudarão seus comportamentos e adotarão novas formas de trabalhar até que percebam que seus líderes e colegas estão se comportando de forma diferente.

Então, seja a mudança que você quer ver: lidere pelo exemplo; lembre-se de que a cultura se forma pela observação do comportamento dos líderes - mais importante do que o que você fala, são suas ações.

PREPARE

Quando fazemos algo diferente ou novo, muitas vezes precisamos desenvolver novas habilidades e ter tempo e oportunidade para praticar. Lembra quando aprendeu a dirigir? Pois é, mudança no local de trabalho é a mesma coisa.

Sempre que fizer mudanças em sua área, por menor que sejam, avalie que impacto terão em:

  • Comportamentos e habilidades

  • Processos, ferramentas e sistemas

  • Papéis e responsabilidades

Com estas respostas em mãos, elabore um plano para ajudar os membros de sua equipe a desenvolverem a capacidade de realizar a mudança que está sendo solicitada deles.

E não se esqueça de promover o ambiente adequado para que as habilidades e comportamentos sejam praticados: apoio, onde haja oportunidade de praticar e onde é seguro cometer erros.



REFORCE

Como dito no começo deste artigo, mudar é difícil. O que não falamos é que... sustentar a mudança a longo prazo é mais difícil ainda.

As pessoas tendem a voltar ao estado anterior, ao estado que lhes é familiar. Para que uma mudança traga os resultados esperados ao longo do tempo, ela deve ser ativamente sustentada.

Dicas para você sustentar a mudança:


Recompensa e reconhecimento:

- comemore e celebre as vitórias, não importa se grandes ou pequenas, as conquistas de cada membro da equipe devem ser reconhecidas;

- reconheça de forma personalizada escrevendo uma nota manuscrita agradecendo cada pessoa pelo trabalho que realizou durante a mudança e destacando algumas das conquistas obtidas;

- ofereça recompensas sempre que possível – podem ser gestos simples como um jantar em família ou horas em descanso;


Feedback: a cada etapa do processo de mudança forneça feedback de como está o progresso individual e da equipe e também peça feedback sobre o seu desempenho no trabalho de apoia-los na jornada de mudança;


Sistemas de prestação de contas: desenvolva um sistema para as pessoas prestarem contas de sua performance e dos resultados garantindo que as metas sejam atingidas continuamente.



 

Gostou do artigo de hoje? Gostaria de conhecer mais sobre nossos serviços em gestão de mudança em pequenos negócios e desenvolvimento de liderança? Então não deixe de entrar em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Teremos um imenso prazer em atendê-lo!

A Omnia é uma empresa de soluções para gestão de pessoas, coaching e de estratégia para pequenas empresas.

Nossos clientes, profissionais de RH, líderes e empresários, nos contratam para gerar melhoria rápida e eficaz no desempenho de suas equipes. Eles nos contratam, principalmente, porque nossas soluções em gestão garantem mudança real de comportamento e impactam na melhoria dos resultados de suas empresas.

Somos um parceiro confiável e um recurso acessível para pequenos e médios negócios.


Para saber mais sobre como ajudamos os tomadores de decisão a produzir resultados reais e duradouros, visite omniadesenvolvimento.com.

142 visualizações0 comentário
bottom of page