Como melhorar a colaboração remota em tempos de covid-19 – parte II

Atualizado: Abr 7



Neste post continuamos a trazer dicas sobre trabalho home office, ou teletrabalho. 


A dinâmica do trabalho remoto é semelhante à do presencial. O que muda, em grande parte dos casos, é a forma como as situações serão tratadas. Como vimos no post anterior, essa mudança traz novos desafios, principalmente para a comunicação entre os membros da equipe e deles com seu gestor.


Nesse cenário de distanciamento geográfico e barreiras à comunicação as reuniões tornam-se um elemento fundamental do processo de funcionamento das equipes remotas.

Como dissemos no post anterior, reunir a equipe ao menos uma vez na semana é essencial para garantir coesão, conexão, alinhamento e resultados.


Pensando nisso, trouxemos uma série de dicas para vocês conduzirem reuniões de sucesso com seus times remotos.




Preparação da reunião: Como a preparação da reunião online difere da presencial?

Direcione mais tempo à preparação:

O desenho da reunião online leva mais tempo. Será preciso planejar mais detalhadamente para garantir que a reunião seja produtiva.

Ferramentas, telas e tecnologia devem ser configuradas com antecedência para não haver problemas indesejados depois. Acreditamos que o tempo de preparação seja de, no mínimo, 30 a 60 minutos.


Tenha pessoas como apoio:

Em uma reunião on-line muitos elementos precisam ser acompanhados. Agenda, ata, problemas de conectividades, janelas de bate-papo e documentos são algumas das considerações a serem gerenciadas. Por isso a divisão de responsabilidades é muito importante. Se alguém se responsabiliza pela ata o facilitador fica é liberado para se concentrar em conduzir com êxito a agenda e garantir que cada participante seja incluído e ouvido.


Realize um tutorial de explicação de 5 a 10 minutos no início da reunião:

Esse é um elemento bastante negligenciado nos eventos remotos e que põe em risco não apenas o tempo, mas também a qualidade da reunião.

Use os momentos de abertura para destacar todas as ferramentas ou funções que você deseja que os participantes usem; portanto, quando chegar a hora de solicitar contribuições na janela de bate-papo ou de concluir uma pesquisa, você não usará minutos preciosos para interromper o fluxo da reunião e conduzir explicações de como utilizar o sistema.


Planeje áudio de backup:

O vídeo ao vivo requer muita capacidade de internet e, às vezes, a residência onde o home office está ocorrendo não está tão bem equipada quanto o local de trabalho habitual. Tenha um canal de áudio de backup e informações de chamada prontas para qualquer pessoa que esteja se esforçando para se conectar e adicione as informações de discagem à frente da sua página de boas-vindas online e dentro do próprio convite.




Etiqueta: Quais normas devem ser estabelecidas para reuniões on-line?

Todos em vídeo:

Se a reunião for programada para vídeo, todos devem estar à frente de uma câmera, mesmo aqueles participantes que, por ventura, estejam juntos em uma sala de reunião presencial. Esta prática é recomendada por dois motivos:


Primeiro, coloca todos no mesmo nível. Todo mundo está na tela, vendo um ao outro, e os participantes remotos não ficam para trás se os participantes da sala presencial voltarem à tradicional interação face a face.


Em segundo lugar, e mais importante, 50% a 90% de nossa comunicação é não verbal. Embora ainda não possamos replicar a energia de uma reunião presencial, podemos melhorá-la drasticamente ao nos vermos.


Silencie o áudio quando não estiver falando:

O trabalho home office está sujeito às interferências sonoras da rotina familiar - veículos na rua, cachorro latindo, televisão ligada, vizinhos barulhentos. Incentive as pessoas a participarem ativamente da chamada, mas solicite para silenciarem seus áudios quando não estiverem falando.


Estimule a participação:

Lembre-se de que silêncio não significa concordância, nem silêncio indica participação ativa. Faça questão de perguntar periodicamente aos participantes silenciosos o que eles têm a acrescentar, para garantir que todas as vozes sejam ouvidas e as pessoas permaneçam engajadas.


Ecoe e amplifique:

Quando a reunião é feita com pessoas remotas e também com participantes que estão juntos presencialmente é importante lembrar que aquilo que é dito na sala de reunião presencial não é ouvido pelos participantes remotos. Por isso repita os pontos chaves mencionados na sala. Repita as perguntas, destaque as decisões tomadas e parafraseie os comentários perspicazes para que todos os participantes tenham as mesmas informações.


Invoque a regra "estar presente":

Peça aos participantes que fechem todos os aplicativos e janelas abertos para que vocês não sejam distraídos por outros trabalhos e interrupções que possam aparecer.



Gostou do artigo de hoje? Gostaria de conhecer mais sobre nossos serviços na preparação de lideranças para gerir equipes remotas? Então não deixe de entrar em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Teremos um imenso prazer em atendê-lo!


#HomeOffice

#TeleTrabalho

#Reunião

#ReuniãoOnline

#Liderança

#Gerenciamento

#Coronavirus

#Covid19



Sobre a Omnia

A Omnia é uma empresa de soluções para gestão de pessoas, coaching e de estratégia para pequenas empresas.

Nossos clientes, profissionais de RH, líderes e empresários, nos contratam para gerar melhoria rápida e eficaz no desempenho de suas equipes. Eles nos contratam, principalmente, porque nossas soluções em gestão garantem mudança real de comportamento e impactam na melhoria dos resultados de suas empresas. Somos um parceiro confiável e um recurso acessível para pequenos e médios negócios.

Para saber mais sobre como ajudamos os tomadores de decisão a produzir resultados reais e duradouros, visite www.omniadesenvolvimento.com

Socialize-se Conosco

 

omniadesenvolvimento@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Compartilhe ideias

Assine nosso newsletller Mundo Gestão e atualize-se sobre gestão de pessoas e estratégia organizacional.

© 2014 por Omnia Desenvolvimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

Algumas imagens e vetores devem ser creditados a Freepik.com

Ribeirão Preto

 

Rua Arnaldo Victaliano, 302, sala 22

Jardim Palama Travassos

14091-220 - Ribeirão Preto/SP

 

        (16) 99154-1837  |  (16) 3235-6264